Buscar
  • Priscila Amorim

Ciclos femininos e fases lunares: o que seu corpo quer dizer?

Muitos fatores influenciam no ciclo menstrual, alimentação, estresse, horas de sono, relacionamentos, mas um pouco falado e que desperta curiosidade em particular é a lua. Não se sabe ao certo como acontece essa influência, a hipótese inicial seria de exposição à luminosidade (fotoperíodo), porém, atualmente, com o tanto de luz artificial a que estamos expostos, é difícil avaliar esse efeito no organismo.


Porém, o que percebemos é que nosso corpo costuma agir à nosso favor. Ele não é um inimigo, a gente é que, muitas vezes não consegue compreender outra linguagem, que não a verbal.









Quando falamos em menstruação usamos o termo lua também para indicar características principais do arquétipo daquela fase do ciclo, definida como lua interna. Fazendo uma analogia à lua cósmica, fica fácil compreender:



- lua crescente - fase folicular / pré ovulatória - a luz da lua externa está em um momento de transição do escuro para o claro, da mesma maneira, essa lua interna é um momento de energia em ascensão, movimento e execução de tarefas.



- lua cheia - fase ovulatoria - a luz da lua externa está em seu ápice, beleza e energia, assim como na lua cheia interna, quando a pele fica mais bonita, a sexualidade aflorada e a capacidade de ouvir e perdoar, maiores.



- lua minguante- fase lútea/ pré menstrual - agora a transição é à caminho da escuridão, que representa o subconsciente, a energia volta pra dentro, em busca do que ficou por explorar. Apesar de pouca energia para executar, é um período intenso de atividade interior.



- lua nova- fase menstrual- a lua nova é a lua escura, momento de estar dentro, contemplando o que foi movimentado e sentindo qual o próximo passo. Por isso a energia costuma estar baixa e é importante um momento de descanso.



Menstruar em cada lua tem significados importantes e o ciclo pode ir mudando de acordo com nossas necessidades (por isso "irregularidades" menstruais pontuais não devem ser tratadas).



Se você menstrua na lua cheia é um sinal que seu corpo está sendo muito exigido e ajustou seu ciclo para que na sua fase de menos energia executiva (menstruação = energia contemplativa), você esteja o mais ativa possível, estimulada pela energia da lua.



Se você menstrua na lua minguante talvez esteja em um período de auto conhecimento e desconstrução, uma fase de transição da qual sairá transformada e plena. Proporcione mecanismos para facilitar o caminho de si.



Se você menstrua na lua nova, seu ciclo interno está em consonância com o ciclo lunar, então as energias serão bem marcadas. Reserve um tempo para si na menstruação, pois precisará.



Se menstrua na lua crescente, seu corpo está mostrando que busca a expansão, a energia para o externo. Conecte-se com a sua criança interior, busque a sua menina e pergunte o que ela precisa para estar em paz.



Ouça seu corpo, se precisar de ajuda, vem comigo <3

20 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo